top of page
Buscar

Com você, hoje e amanhã.

  • Foto do escritor: Poeta dos Jardins
    Poeta dos Jardins
  • 3 de abr. de 2022
  • 3 min de leitura

Apostar a enseada da vida é o que move este simples texto poético. Porque a continuidade de estar ao lado de uma pessoa é demonstrar evidentemente o quanto se gosta da pessoa. E a cada minuto sentimos uma necessidade comum de colocar esta presença e sentimento em constante prova e avaliação. O ser em si é capaz de avaliar cada passo que dá, justamente porque ama e zela pelas relações que possuem umas com as outras.

Nesse sentido, o verso caminha junto com os desafios diários de poder compreender e dialogar com o outro, ou outra. É assim que na humanidade descobrimos um percurso não tão fácil de percorrer, e isto se deve ao fato de como cada pessoa está atenta ao passo dado. As rimas acompanham a necessidade de expressar sentimentos como uma fala atenta e direta ao que a outra pessoa tem facilidade de captar no sentimento. E este não é um exercício comum porque exige uma tarefa de ler além dos livros, os olhos das pessoas.

Existem comportamentos do hoje que dependem a sobrevivência do amanhã, e nesse sentido as pessoas também fazem parte de um ambiente que precisa ser sentido. É neste fator que alerto para a atitude básica e óbvia, porém despercebida que vivemos em um habitat de sentimentos e palavras que muitas vezes são recicladas e proferidas sem o mínimo critério. Por vezes, querer caminhar no hoje e no além é cuidar com as palavras que dizemos e assim: - "Sabemos que estamos massacrando o planeta e exterminando milhares de espécies animais. O mais sensato seria deter tudo agora. Por isso, a luta para salvar os animais se converterá em um novo Vietnã". (Desmond Morris)

Ou seja, há um conflito diante daquilo que lemos e escrevemos, e nesta proposta de um constante aprendizado, Desmond Morris compreende com grande valia que é preciso deter todas as coisas que ferem a sobrevivência. A questão é que as palavras e expressões não podem ser detidas e nesse sentido cabe pensar: - o que fazer? A poesia por si só não pode ser a detenção das palavras e muito menos a expressão do sentimento, então não nos resta um caminho a não ser o embate das palavras e a compreensão salutar que as doutrinas geram ideologias capazes de sobrepor umas as outras.

Há quem diga ao ler estas singelas palavras que eu no lugar de escritor devo ter ingerido alguma substancia deste habitat universal para descrever tais palavras. E afirmo que tal julgamento pode estar correto. Porém, a pergunta que fica é: - Qual é esta substância que eu consumo para pensar que de fato há uma consolidação do embate de doutrinas? A resposta é simples! Pensar no hoje e também no amanhã é amplamente ideológico porque se torna uma ação reflexiva, como já postulado por inúmeros pensadores da academia filosófica. É poder se permitir estar em conjunto com o ambiente em que se vive e valorizar as palavras que traduzem elementos importantes para poder construir dentro de si a noção do todo, do ambiente, da solidariedade, dos valores capazes de se traduzirem em uma ação boa.

A oração de Gabriel Garcia Marques é fundamental para entender o que é estar em conjunto no hoje e no futuro. Porque é preciso resgatar dos esconderijos do cotidiano os resquícios de luz, sabedoria e valor humano do que habitamos desgastados dos afazeres em que nos propomos e apostamos viver.

Há um gesto específico de amor que muitas vezes não é reconhecido, quando se equipara a um sujeito temeroso que a cada instante se permite habitar espaços construídos e que deseja estar.

Com você hoje e amanhã é uma capacidade de constituir um lar e resgatar neste lugar, mesmo que esquecido os valores que fizeram com que tal enseada fosse tomada como possível.

Portanto, amar é possível! Hoje e amanhã...

Talvez sempre...


Eis os versos:



Para quem ama, a escravidão serve de exemplo. 
Porque só quem entende o servir sabe o que é necessário. 
O amor não tem preço nem mercado, 
é vendido pela boca 
e produzido pelos olhos dos humanos que valorizam suas vidas. 
A ressurgir o amor e habitar no coração de cada ser humano, 
um detalhe de esperança no horizonte torna-se colorido. 
E como um jardim 
florido...
 torna a vida mais bonita. 


 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Facebook
bottom of page