Do(ar) leis para minha escola
- Poeta dos Jardins
- 23 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Cada vida é um apreço, aprendizado e verso escrito nos incansáveis passos dos desafios diários. E por vezes repetitivo, porque a vida é um diálogo entre muito aprender e raramente ensinar. Isto significa também que precisamos ensinar, mas não de qualquer forma.
E por vezes vivemos as coisas sem que as mesmas sequer estejam escritas ou narradas claramente. Porque muitas das leis que aprendemos estão no universo do afeto das pessoas e do mundo que aprendemos a viver. E esta escola imperfeita dos sentimentos alheios é que demarca o rumo das escolhas e da liberdade individual humana.
É na escola que aprendemos o som poético das sílabas duras da vida e também do desprezo das calorosas e adolescentes paixões. E isto é educativo para quem aprende a olhar além do momento em que vive e da geração que aprendeu a se espelhar.
Os versos doados para a escola da vida por vezes são decorados e servem para a pessoa realizar testes afetivos e nem tanto conscientes das leis próprias da convivência. E é neste rumo que as iniciativas em vida são esta doação das leis que habitam os valores que mais expressam o que realmente somos. A liberdade é: - "As iniciativas da juventude valem tanto quanto as experiências dos velhos" (Josephine Knorr)

As regras que versam no que entendo por aprendizado, é um livro repleto de condutas esquecidas e por vezes não entendida. Porém com a sabedoria que um dia irei relembrar.
Por isso, que na escola da vida o aprender é como uma canção inesquecível que a cada vez que é ouvida. Transmite uma sensação nova e confortante como a palavra acompanhada da nota como mensagem transcendental.
É nesta lição cotidiana, simples e significativa que se aprende a escolher muitas coisas na vida. Não é a toa que: "Prudência é saber distinguir as coisas desejáveis das que convém evitar" (Marco Túlio Cícero).
Por isso, a escola da vida é um doar sentimentos e também o convencimento de se tornar cada vez melhor nesta aventura chamada vida.
Eis os versos:
Cadê as promessas de um mundo melhor?
Cadê as ideias de igualdade e real sabor da vida?
Cadê o sonho marginal que roubava todo o ouro em prol da igualdade?
Todas essas perguntas só serão respondidas
quando o homem começar a pensar
que pode ser alguma coisa ou nada!
Sorrisos constroem o universo,
pois o sol menciona a clareza quando nasce a certeza
enquanto ilumina
e a esperança enquanto se põe.
Em uma linha somos capazes de viver
ou morrer
Comments