O que as pessoas dizem.
- Poeta dos Jardins
- 16 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Aprender é mais que um verbo ou um processo de aprendizado social que prevê como consequência a construção de capital. A atitude de escutar, entender e compreender o que as pessoas falam, escrevem e desejam se tornou um desafio nos dias atuais. A tecnologia colore muitas coisas no cotidiano, porém não determina o espaço em que as pessoas realmente se identificam. Muitas vezes as pessoas dizem o que não sabemos, ou seja, perdemos a capacidade de aprender se assim podemos compreender.

Nesse sentido escrevi frases soltas que ocultaram este enredo e entendo que é necessário versar sobre os diversos absurdos que presenciamos e criamos em nossas vidas. A vida é um processo interessante porque a oportunidade de ser sensível permite que possamos revisitar aquilo que sabemos colorir no nosso dia a dia.
"Não sabemos ao certo a verdade que nos preenche e os sonhos que nos movem,
isto se deve a falta de simplicidade e predileção ao cultivo pelas pequenas coisas".
"Quando os dias não são compartilhados com o próximo e com a pura alegria,
nos fazemos espectadores de um futuro cheio de percalços e realmente promissor".
"Os cachorros não falam, pois estão presos em casas e amam seus aprendizados
e são fiéis ao conceito de segurança construido e a verdade de sua natureza".
"Como os pássaros, entretanto devo repousar num galho e escolher o vôo perfeito ".
"Na verdade que aprisiona e liberta e a justiça que cobiça o sonho de uma nova era".
"Adentrar no amor é abrir mão das limitações e preocupações com a certeza de ser feliz".
"Nosso hoje nunca será o amanhã mesmo que nossos sonhos escrevam e não existam".
"O maior vechame de um homem é viver e sobreviver após a destruição de sua própria vida".
Portanto, "Correr contra todos os obstáculos e fugir das facilidades dos caminhos da vida, não deixa de ser um suicídio ou uma utopia".
Escrever não pode ser um fardo, deve ser um exercício de liberdade na vida humana. As pessoas escrevem porque não estão preparadas para escutar determinadas palavras. O absurdo é tão oculto, porque não aprendemos a abrir nossas mentes e corações a novidade do sentimento do próximo.
As pessoas não estão preparadas para ouvir as outras pessoas e muitas vezes o que a vida precisa é de um exercício simples. A escuta e o acolher são espaços importantes para que as pessoas exerçam comunicação. Existem diversas teorias políticas, economicas e psicológicas que exercem funções importantes para o entendimento deste exercício. Porém, a ausência do hábito de leitura faz com que o imediatismo se torne prioridade na vida das pessoas na sociedade atual. Assim, os versos não tem sentido nenhum porque as pessoas não tiram mais tempo para pensar em si mesmas no mais profundo de suas angústias e suas questões.
Estas frases que compõe os poemas estãos em uma agenda de 2004 e retratam um tempo em que tentava aprender melhor a escutar as pessoas... e a mim mesmo.
Comentários