top of page
Buscar

Os valores seus e nossos.

  • Foto do escritor: Poeta dos Jardins
    Poeta dos Jardins
  • 30 de mar. de 2022
  • 3 min de leitura

Toda atitude tem um preço, mas não é do valor monetário que quero despender tempo nestas reflexões. Quero descrever sobre a importante fórmula que as pessoas prescrevem no dia a dia, umas as outras para poder compensar a própria necessidade de se sentirem aceitas. Nos valores seus, existem elementos que são vistos de maneira clara e também perceptível na própria forma e conduta da pessoa se expressar. Aqui os valores são as características chamadas de evidência da vida humana. É nesta perspectiva que quero começar a descrever o que são ambos valores na reflexão poética de cada dia.

O avanço da comunicação a partir de aparelhos tecnológicos e eletrônicos nos permitiu sublinhar e colorir as palavras, destacá-las, apresentá-las, porém, não ensinou a aprofundar o que se fala e ouve e muito menos o sentido contido. Assim os valores seus e nossos são as rimas e versos que expressam o antagonismo cotidiano de reações que se estabelecem em uma arena com mútua informação, com a aceleração constante do pensamento e ainda com mais ênfase o abandono do valor em ser paciente.

Na frase: "A televisão é a maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana". (Apparicio Torelly), permite entender quais são os valores que estou tratando. Sim, a esta palavra forte utilizada nesta frase permite entender o quanto o ser humano desvaloriza a si e aos outros a partir da tradução da informação da mídia e das narrativas construídas. Isto também permite entender que boa parte das pessoas reproduzem aquilo que é fabricado cotidianamente para ser inserido no inconsciente das pessoas. Algumas pessoas argumentam estarem conscientes do que ouvem, veem e principalmente traduzem para si como essência de vida. Entretanto, muitos destes valores não se traduzem tão facilmente no cotidiano, porque as pessoas não consultam o dicionário da própria história para buscarem o sentido de determinadas palavras ou expressões.

Assim: - "Não é fácil ter paciência diante dos que tem excesso de paciência". (Carlos Drummond de Andrade), porque as condições de trabalho e ferramentas utilizadas para identificar o que é a sociedade. Impulsionam o comportamento da pessoa como um motor capaz de circular em si a esfera de uma vida sem reflexão e muito menos sem a capacidade de questionar a pluralidade de valores da outra pessoas. Todas as pessoas cultivam em suas vidas bem mais que um valor, e aqui este é descrito como comportamento e atitude de realizar benefícios para si e para o próximo. Boa parte dos valores tem o amor como virtude e dentro desta construção, não podemos admitir que um ser viva apenas com uma mísera unidade de valor. Mesmo aquelas pessoas que julgam as outras por possuírem valores incompreensíveis, são levadas a entender a complexidade de valores constituídos na história da vida do outro e de si mesmo.

Por isso, os valores seus e nossos passam pelo exercício do respeito que é um valor que muitas pessoas tem ciência do que significa, mas: - "Se as criaturas humanas tivessem sensibilidade, jamais ririam dos humoristas". (Mário da Silva Brito) Porque os valores são as verdades das pessoas expressas pelos seus comportamentos mais simples e desafiadores. Nesse sentido, os valores ocultos de si e do próximo são cotidianamente inventados ou criados por uma necessidade de poder rir e convencionar os valores dos outros em um único pacote de informação. A questão é que o valor não é uma mentira, mas pode se mentir por diversos valores vividos no cotidiano. Muitas pessoas mentem cotidianamente porque se sentem com necessidade de afirmarem que são possuidoras de valores. Pois bem, os valores cultivados é que também dominam a personalidade da pessoa, a questão é que ela não entender esta relação.

É assim que a verdade é esquecida de ser realizada, mas esta ocorre na boca das pessoas cotidianamente. As mentiras só são deixadas de lado quando as pessoas concentram nos valores que praticam em vida e que exercitam cotidianamente.

Os valores da pessoa por vezes são comprados para poderem acontecer em uma regra que socialmente habilita a fragilidade na habilidade e necessidade de acontecer.

Porém, é mentira que o acontecer se esquece, ele está no campo da lembrança. E é na lembrança que semeiam e fecundam todas as fontes da verdade. Há uma diferença específica entre mentir e sonhar, e os valores fazem as pessoas sonharem. Com esta equação é que o valor chega e resulta no que chamamos de amor.



eis os versos.



No amor se deduz tudo! 
Os sonhos vêm como o vento 
e se vão como a chuva, 
que só é aproveitável quando é uma questão de necessidade. 
O amor é um engano que define fidelidade 
e sinceridade, 
dois valores e elos que se quebrados, 
tornam-se acertos. 
Pois, o amor é algo gostoso da vida, 
é o fato de entender aos poucos, 
que tudo é mesmo um mistério 
e que apenas vai ganhando 
sentido quando lutar, 
é o mesmo que amar sem nada receber.

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Facebook
bottom of page