Sorrir é uma arte que se sonha.
- Poeta dos Jardins
- 1 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
"Viver sempre os sintomas coloridos da nossa vida é admitir que colorimos os nossos sonhos".
As vezes as perguntas mais importantes a se fazer são: - Por que existem pessoas que nos fazem sorrir com aquilo que temos dentro de nós mesmos? Quando é que as pessoas podem interpretar suas verdades na maneira como queremos que os outros sejam espelho do que interpretamos por verdade? Justamente porque não nos damos conta que também aprendemos a colorir a vida do próximo com nossos valores e também nossa forma de agir. E as verdades exibem a necessidade de olhar com atenção e valores para aquilo que nos cerca. É nesse sentido que a arte de sorrir pertence a criança.
Quando na infância desenhamos ao nosso modo os desejos e as histórias que imaginamos, expressamos um processo de pureza e valores que aprendemos a assimilar na vida. Os contornos coloridos que damos nas folhas são sorrisos sonhados e compartilhados no cotidiano do aprendizado, da vivência e da liberdade. Mas cada traço possui um riscado refeito do qual o aprendizado é que dá o caminho a ser percorrido. Nesse sentido há um universo espontâneo dentro de cada ser humano que é genuíno assim como o sorriso de cada pessoa. Sorrir também é um desenho mágico que encanta aos seres atentos as manifestações mais possíveis.
Muitas situações em nossa vida nos impulsionam para uma atitude mais solidária para com as pessoas, por isso sorrir também é um processo de descoberta do que há de melhor na presença. A presença é melhor que presente e o sorriso é algo que não se compra por aí. As pessoas aprendem a buscar a felicidade justamente pela forma como são acolhidas e encorajadas as boas práticas e ao cultivo da própria identidade.
Sabemos também que em uma determinada fase da vida os projetos de vida estão presos nos quartos e travesseiros do descansar da vida daqueles sonhos presos ou vividos, mas que não podem ser compartilhados. O olhar pela opção de poder fazer do próprio canto um lugar de segurança é essa necessidade de colorir os espaços vazios com o acreditar dos nossos olhos. Cadernos, fotos, desenhos, músicas e todas as definições sensíveis são lugares por assim dizer que os sorrisos se ensaiam meio tímidos. E na postura e lugar de adulto esqueço que é necessário dar espaço para que os sorrisos sejam presentes no cotidiano.
Muitas pessoas vivem traduzindo palavras que não entendem, justamente pela curiosidade de entender o que é o todo na vida e o percurso mais salutar rumo a felicidade. É como as pessoas que fazem de suas essenciais maneiras de expressas a vida os malabarismos cotidianos de reconhecer que toda mudança e simplicidade é necessária.

Assim, a poesia é um caminho sem volta porque é uma arte que faz sorrir e colorir a alma que só é estimulada de maneira rara. Os sorrisos inesquecíveis também são acompanhados de palavras que permitem ter função de chaves ou símbolos que nos permitem acessar experiências não vividas. É o sonho que prepara e faz do sorriso uma arte porque neste esta contido todo o encanto com o experimento da realidade da vida. E na capacidade de criar formas e maneiras de se melhorar e conhecer é que a arte apresenta como consequência o futuro.
Eis a tentativa de fazer arte e sorrindo: -
"Lentamente o sonho se comunica com a virtude". e escreve desejos, anseios, cheiros e sabores, e assim se indaga quase que sorrindo "Por que o coração não responde as expectativas que sempre pensamos cometer? Por que o nosso coração não suporta os erros". E na ficção dos escritos que não alimentam há muito mais a doar do que se exigir... "Forneça-me um amor maior do que já tenha visto, só assim provarei o sentido que a loucura indica num ser humano". por que o futuro é o sabor que desenho o presente é o sorriso que estou colorindo e o que passou se torna o sonho realizado. E neste tempo e contratempo de sorrir sozinho, "cada vez mais me complico com o infinito, pois ele me conflitua com o acerto e o erro".
Comentários