top of page

Ter um projeto.

  • Foto do escritor: Poeta dos Jardins
    Poeta dos Jardins
  • 12 de ago. de 2020
  • 3 min de leitura

         Já nestas primeiras linhas gostaria de salientar que projeto no meu entendimento tem significado de intenção e principalmente de conquista de valores. E projeto verdadeiro é aquele que coloca o bem comum como principal foco. Objetivo se origina do objeto de poder que é encarado pelos seres humanos desde o seu primeiro senso de conflito em qualquer tempo na história. Portanto, não há cronologia plausível para se realizar um projeto, justamente porque a maior conquista que os projetos objetivos, e em grande parte estão dentro das pessoas.

        Escrever, por exemplo, é ter um projeto claro e muito bem delineado com os desejos e sentimentos individuais, mas contemplados também por esta característica importante de pensar no outro ou outra e principalmente valorizar as diversas identidades. Um dos tantos projetos pensados na vida e que cabe a cada ser humano colocar na sua enseada da vida, é o projeto de distanciamento da ignorância. Ou seja, além de conhecer a si mesmo(a) também é necessário conhecer as diversas coisas que dimensionam a vida.

         Escutar também é uma caminhada e uma atitude de se colocar a perceber a necessidade de um projeto, e não nascemos com este porque aprendemos a sua necessidade no curso da vida. Assim como Pablo Neruda confessou em seus versos que para a descrença daquilo que nos pode salvar da morte, há o amor que nos salva da vida. O desejo de realizar os bons valores que sentimos no cotidiano nos permitem escrever os projetos de vida distante daquilo que preconiza afastar o próximo e nos deixar inacessíveis.  O amor é um valor que se coloca no objetivo e na justificativa de poder viver uma vida mais entregue. Assim os projetos são necessários para tentar cada vez mais acessar os detalhes desconhecidos de si mesmo.

     "Os preconceitos ocupam uma parte do espírito e infectam a outra" (Nicolas de Malembranche). Esta frase acompanha este escrito por que dá conta de entender que todo projeto tem além das suas hipóteses uma característica marcante das escolhas pessoais. É neste curso em que as coisas da vida se apresentam e agente insere no enredo da nossa memória que os preconceitos devem ser relativizados em nossos projetos. Colocar se na condição de elaborar um projeto para possuí-lo é dar lugar preferencial ao amor para que este irrompa as portas dos preconceito que fazem parte do ser. Um caminho para exercitar a solidariedade ao próximo e a atitude do auto conhecimento é estar atento aquilo que aprendemos como sinônimo de preconceito. E este não é difícil de constatar nas nossas relações cotidianas, basta praticar a chave da simplicidade que nos direciona para a parte importante de ter um projeto, o cronograma incerto de quanto tempo iremos viver.

          Ter um projeto não significa saber a data de conclusão de nossas ações em vida, mas ter como significado a afirmação abaixo em que Chico Buarque descreve sobre aquilo que não podemos fugir de nós mesmos.Ter um projeto e sentir se dono dele não é característica de adjetivos que um dia não possamos ser. Justamente por que neste projeto também partilha-se nomes, sentimentos, ocasiões e principalmente aquilo  que nos arranca um sorriso cotidiano. 

ree

Portanto, a condição para ter um projeto é não se preocupar se ele irá ser sucedido e muito menos querer desvendar alucinadamente o que se é chamado a ser na vida. É preciso antes de qualquer passo fazer a experiência com os lapsos de felicidade e poder experimentar o amor sem precedentes.

Diverge dos jardins do meu pseudônimo, porque o projeto ao ser molhado pode borrar e também ficar ilegível, e neste ponto é importante conservar o que se escreve porque sabedoria também é a atitude de não repetir erros.

O medo também não nasce conosco, ele invade nossa percepção a partir daquilo que aprendemos com os outros o que não pode ser feito. Mas, referente aos preconceitos eu considero que estes possam deixar de ser exibidos em nossos projetos pela própria reflexão.

Eis os versos:

 


Lembre da vantagem 
que existe entre o atear decisões alheias 
e o moldar o coração, 

e mesmo que a tristeza 
lhe convença da derrota. 
não nenhuma semente que é plantada 
em terra boa e que dê bons frutos,
que um dia fora desmerecido

Escrever...
"E lentamente vou caminhando sobre sua lembrança
e percebo que mesmo te amando, 
caminho ainda com duvidas! 
Para onde vai todo o amor que te dou?
eu não sei...
preciso te beijar, 
Preciso descobrir o fim dele". 

 
 
 

Comentários


  • Instagram
  • Facebook
bottom of page