Valorizar o plantio dos sabores e dos saberes
- Poeta dos Jardins
- 18 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
As palavras são colocadas e escritas quando iniciamos o aprendizado daquilo que é mais simples. Possivelmente a simplicidade desencadeia significados dos quais nenhum dicionário é capaz de traduzir. E as palavras que são ditas no cotidiano ganham significados repletos de valores que refletem muitos significados equivocados. Assim as coisas que aprendemos a comer e também a cultivar em nosso dia a dia são frutos da força de trabalho das pessoas.
As pessoas traduzem em seus gestos aquilo que mais sentem de genuíno e os poetas aprendem isso com o tempo. Escrever é um despertar de sentidos para as mais diversas palavras, assim como a representação daquilo que significa a simplicidade e sensibilidade do dia a dia.
As pessoas que plantam (exceto a agroindústria/latifundiário) prescrevem poucas teorias e muita prática para que a ação seja efetiva. Assim o cuidado com as estações, o tempo e a observação do cultivo do solo e das plantas faz com que o alimento tenha valor e também qualidade. Assim como o plantio do sabores exige qualidade os saberes também exibem qualidade quando escritos com cuidado.
Cuidar com o alimento na mesa e com as palavras na referência é possuir sabedoria para possuir um bom campo e construir um lar com liberdade. Por isso, a forma da justiça se escreve com atenção aos contínuos recomeços feitos por aqueles que com simplicidade cultivam a felicidade e a força de semear sempre. Exceto os exploradores dos alimentos e a indústria das palavras, não precisamos estocar sabores e saberes, mas partilhar com qualidade para com as pessoas significativas em nossas vidas. Capinan descreve esse percurso que é determinado pela forma como o fruto das mãos e arte nas mãos expressam no cotidiano das disputas vitais.

Eis o poema:
"Cachorros latem desesperadamente,
creio que estão reivindicando justiça."
por isso há lixo no chão, e...
"Comer significa saciar vontade
e não alimentar desejos".
"Momentos cruciais nos ajudam a manter nossas mentes mais felizes e criativas".
"O ânimo não vem do enjoo,
por isso passamos a chorar a própria vontade".
cozinhar é uma delas,
"A verdade está escondida na presença do sentido possuidor
e no ruído que corrói os meus sonhos".
plantar e escrever é,
"Quando eu encontrar o céu,
que eu seja simplesmente feliz".
"Lábios não são rios,
mas sim produtores de ressecamento de saliva".
O grito é a luta por justiça
bem dizer a chuva é ser sábio no saborear
Comentários